EM FEIJÓ: Campanha de vacinação antirrábica começa na segunda-feira Ação vai acontecer de 3 até 21 de julho, meta da campanha é imunizar mais de 5.760 mil cães e gatos.

Publicado em 01 de julho de 2017 às 15h:16

Por Mário Célio

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, inicia nesta segunda-feira, 3, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha seguirá até o dia de 21 de julho, na zona urbana e rural do município, e pretende imunizar cerca de 5.760 mil de cães e gatos.

A campanha será em duas etapas: A partir do dia 3 a 20 de julho, a equipe da secretaria de saúde vacinará os animais nas residências. Já no dia 21 será instalado um posto fixo de vacinação, na quadra de esportes da praça dos três poderes (ao lado da prefeitura); os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Comente essa matéria