EM FEIJÓ: Secretaria municipal de saúde lança projeto, saúde nas escolas

Publicado em 27 de maio de 2017 às 15h:38

Por Mário Célio

A secretário Municipal de saúde, Renê Sales, iniciou nesta sexta-feira, 26, o projeto saúde nas escolas. O ato inaugural aconteceu no auditório da escola de ensino médio, José Gurgel Rabelo e contou a com a presença do promotor de justiça Dr. Ocimar Junior e técnicos nas áreas de enfermagem.

O projeto visa levar informações detalhadas através de slides e palestras sobre as doenças sexualmente transmissíveis que contaminam diariamente, homens e mulheres por meio de relações sexuais.

Na primeira parte do programa, foram abordados temas importantes, palestrado pelo o promotor de Justiça substituto Ocimar Junior, com relação aos efeitos indesejáveis causados, através do consumo de drogas.

Para o promotor, os estudantes precisam serem conscientizados, das maléficas que as espécies de drogas causam na vida de cada um. Principalmente o lado moral e dá saúde. Ele citou que a maioria dos jovens, que respondem, a processos, são consequências da vivência com as drogas diariamente.

Já, os enfermeiros da Secretaria de Saúde, realizaram por meio de slides, palestras significativas, que demonstra a necessidade de os alunos conhecerem e entenderam, a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. 

Além das palestras, os técnicos de enfermagem realizaram testes de prevenção em cetenas de alunos que se disponibilizaram a colaborar com o projeto. Nem uma das amostras colhidas detectaram soro positivo das doenças: Sífilis, VIH,  Clamídia, Herpes genital, Gonorreia, Vaginose bacteriana, Doença inflamatória pélvica, Tricomoníase.De acordo com o Secretário de Saúde René Sales, as ações da secretaria irá se expandir nas escolas da zona rural e urbana, para ajudar na conscientização de nossos estudantes, entender o perigo das doenças que assolam nas convivências sexuais.

Compartilhar

2 Comentários

  1. Ola! Só Uma pequena correção! As ações de saúde foram realizadas por enfermeiros e não tecnicos de enfermagem, que apesar de sua grande importancia na saúde mas alguns procedimentos são da competecia do enfermeiros. No caso de Teste Rapudo, eles podem realuzar, porem nao assinam os certificados que sao expedidos para os usuarios desse procedimentos. Nos testes rapido que foram ralizados so detectam os virus da Hepatite B, Hepatite C, HIV e Bacteria da Sifilis. As demais doenças não.

Comente essa matéria