Itamaraty critica muro de Trump entre EUA e México Em nota, o Ministério das Relações Exteriores sugeriu que questões entre "povos amigos" deveriam ser "solucionadas pelo diálogo"

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 21h:33

Por Redação

O presidente Donald Trump em reunião na Casa Branca, em Washington – 24/01/2017 (SAUL LOEB/AFP)

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou uma nota nesta quinta-feira na qual diz estar preocupado com o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir um muro na fronteira com o México. A relação entre as duas nações ficou ainda mais abalada após o líder americano decretar o início “imediato” dos passos necessários para erguer a barreira.

“A grande maioria dos países da América Latina mantêm estreitos laços de amizade com o povo dos Estados Unidos”, aponta a nota do Itamaraty. “Por isso, o governo brasileiro recebeu com preocupação a ideia da construção de um muro para separar nações irmãs do nosso continente sem que haja consenso entre ambas.”

A declaração brasileira diz ainda que o país “sempre se conduziu com base na firme crença de que as questões entre povos amigos – como é o caso de Estados Unidos e México – devem ser solucionadas pelo diálogo e pela construção de espaços de entendimento”.