Comissão de Retomada das Atividades Presenciais do TJAC adota novas medidas

Novas medidas foram adotadas durante reunião, promovida na última segunda-feira, 25, entre os membros da Comissão de Retomada das Atividades Presenciais do Tribunal de Justiça do Acre (CORAP).

Com o aumento dos casos da COVID-19 no Estado e levando em consideração o Decreto Nº 6.206, de 22 de junho de 2020, do Governo do Estado do Acre, a CORAP decidiu alterar a bandeira do Alto Acre para o nível vermelho; do Baixo Acre, para laranja; e manteve a bandeira do Juruá, em nível amarelo.

Com isso, foi expedida a Portaria Nº 211/2021 onde prorroga o Plantão Extraordinário no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Acre, instituído pela Portaria Conjunta PRESI/COGER Nº 21, de 19.3.2020, que traz as novas regras para atendimento. Veja abaixo:

De acordo o nível de risco de cada Comarca, poderão ser realizados atos processuais presenciais urgentes previstos nos incisos II e III, do Art. 5º, da Portaria Conjunta nº 33, de 14 de julho de 2020, com quantitativo da força de trabalho de até 30% (trinta por cento), sendo:

I – Bandeira Laranja:

a) Audiência em processo com réu preso;

b) Audiência em processo com adolescente internado;

c) Sessão do tribunal do júri em que há réu preso com excesso de prazo;

d) Medidas de caráter urgente, criminais ou cíveis, quando declarada, por decisão judicial, a inviabilidade da realização do ato por meio eletrônico ou videoconferência.

II – Bandeira Amarela:

a) Audiência em processo com réu preso;

b) Audiência em processo com adolescente internado;

c) Sessão do tribunal do júri em que há réu preso com excesso de prazo;

d) Medidas de caráter urgente, criminais ou cíveis, quando declarada, por decisão judicial, a inviabilidade da realização do ato por meio eletrônico ou videoconferência;

e) Processo em via de prescrição;

f) Processo com prioridade de tramitação de idosos ou menores;

g) Sessão do tribunal do júri, com réu preso ou não;

h) Ações criminais e medidas protetivas relacionadas a violência doméstica, quando declaradas, por decisão judicial, a inviabilidade da realização do ato por meio eletrônico ou videoconferência.

III – Bandeira Vermelha

Nas comarcas de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, com bandeira Vermelha – Nível de Emergência – as atividades devem ser realizadas em regime de Plantão Extraordinário, essencialmente em home office.

A CORAP é coordenada pelo atual Administração do TJAC tendo o desembargador Francisco Djalma na Presidência, o desembargador Laudivon Nogueira, na Vice-Presidência e o desembargador Júnior Alberto, na Corregedoria-Geral. Fazem parte ainda os juízes-auxiliares Andrea Brito e Leandro Gross.

Com a atuação da comissão, em criar mecanismos para o funcionamento dos serviços jurisdicionais durante a pandemia, onde maior parte das atividades ocorre em home office, tem-se conseguido evitar a proliferação da doença nas dependências das unidades.

Desde março de 2020, as atividades do Poder Judiciário Acreano ocorrem em modalidade remota tendo atendimento presencial apenas em casos considerados urgentes.

Postado em: GaleriaNotícias | Tags:

Fonte: Atualizado em 26/01/2021