Conselho Nacional de Secretários de Saúde promove encontro e discute melhorias na gestão

Com o objetivo de identificar problemas e apontar melhorias na gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), dirigentes, diretores e coordenadores de áreas técnicas da secretaria participaram nesta quinta-feira, 13, de encontro com coordenador e assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no auditório do Acreprevidência, em Rio Branco.

O encontro é parte do Programa de Apoio às secretarias estaduais de Saúde, desenvolvido pelo Conass, que propõe a reestruturação gerencial das secretarias por meio da análise de áreas como planejamento, fundo estadual de saúde, execução orçamentária e financeira e gestão do trabalho e da educação em saúde.

“Esse é um projeto de apoio para melhorar as áreas meios das secretarias e que são fundamentais para o funcionamento destas. A partir dessa discussão nós pretendemos criar um plano de ação para desenvolver ações específicas para que se possa melhorar a eficiência da gestão”, explicou o coordenador técnico do Conass, René Santos.

A programação do encontro, que se encerra na sexta-feira, 14, tem como proposta a criação de grupos de trabalho para identificar os problemas e definir prioridades para a construção do plano de ação.

“Estamos recebendo o apoio do Conass para adequação dos instrumentos de planejamento, como o Plano de Saúde e Planos Diretores de Regionalização e de Investimento, análise da estrutura do Fundo de Saúde, de processos de gestão do trabalho e de compras, por exemplo. A presença dos representantes de cada área contribuirá de forma decisiva para o sucesso dessa problematização”, disse Kleyber Guimarães, secretário adjunto de Administração e Finanças da Sesacre.