Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Governo do Acre conclui topografia de nova estrada que liga Feijó, ao município de Envira Amazonas

O Governador do Estado, por meio do Departamento de Estardas e Rodagens do Estado Acre (DERACRE) finalizou o serviço de topografia para as obras construção da nova estrada que liga o município de Feijó no estado do acre, ao município de Envira (Amazonas). As duas cidades separadas por 106 KM. Desse total, 63 são uma espécie de “trilha” aberta debaixo da floresta densa, define a linha geográfica onde vai ser construída, nos próximos meses, a terceira estrada a ligar os Estados do Acre e Amazonas

A parte de topografia do projeto foi concluída no mês passado, definindo o percurso mais viável, dentro da selva, para a construção de uma estrada de terra batida.

O azimute aponta uma linha reta de 63 quilômetros, seguindo o curso do Rio Envira até a cidade Amazonense do mesmo nome.

De Feijó até a divisa com o Estado do Amazonas são apenas 23 quilômetros a serem desbravados pelo Deracre.

O restante do percurso até o perímetro urbano da cidade de Envira(AC) será aberto pelo governo amazonense.

Os trabalhos preliminares de mapeamento da fauna e flora para liberação da licença ambiental da obra estão ocorrendo simultaneamente nos dois lados.

Todas as árvores no curso da nova estrada já foram catalogadas e o relatório entregue aos órgãos competentes para avaliação final.

“Concluída essa fase de levantamento geográfico do solo, flora e fauna, aguardamos apenas a autorização ambiental para entrarmos com os tratores, abrindo a nova estrada”. ressaltou o presidente do Deracre, Ítalo César.

A previsão é que o maquinário comece a operar floresta adentro no início do próximo verão para que a primeira viajem de carro entre as duas cidades ocorra, ainda, durante o período de estiagem do ano que vem.

A nova estrada vai interligar a região central do Acre ao vizinho Estado do Amazonas.

Outras duas rodovias, uma do município de senador Guiomard (AC) à Boca do Acre (AM). A outra da cidade de Cruzeiro do Sul (AC) à Guajará (AM) já interligam os Estados do Acre e Amazonas nos seus extremos limites territoriais.

A futura terceira rodovia interestadual deve trazer para o Acre o mercado consumidor das cidades amazonenses de Envira e Eirunepé, consideradas as mais isoladas no mapa do Amazonas, localizadas a mais de 3 mil quilômetros da capital Manaus. No entanto, elas estão apenas a 63 quilômetros da rota do desenvolvimento regional da BR-364, no Acre.

A estrada é uma antiga reivindicação da população de Envira, que tem em Feijó, a principal base de abastecimento. Isolada de Manaus, a cidade amazonense está a 20 minutos de vôos de Feijó, e a cinco dias de barco nesse período do ano, quando o nível do rio dificulta a navegação.