Feijó 24 horas

A verdade dos fatos
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2017

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2017

Veja como acessar as respostas da prova

Inep divulgou gabarito das quatro provas – Reprodução

RIO- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira, o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As repostas das duas provas do exame podem ser acessadas no site da instituição. Na página, os estudantes podem visualizar o gabarito das quatro cores de prova. O Inep também disponibilizou o PDF das questões do exame. As notas dos estudantes serão divulgadas no dia 19 de janeiro.

Veja também

Nos dias 5 e 12 de novembro, pouco mais de quatro milhões de estudantes participaram do Enem em todo país. No primeiro domingo, os estudantes fizeram provas de Redação, Ciências Humanas e Linguagens. No último fim de semana, foi a vez das avaliações de Matemática e Ciências da Natureza. De acordo com professores ouvidos pelo GLOBO, a edição deste ano se aproximou dos vestibulares tradicionais por cobrar mais conteúdos específicos.

A avaliação é de que o exame passa por um processo gradativo de evolução na direção de questões mais complexas.

Este ano foi bem mais difícil que a do ano passado. Não tinha a cara do Enem. Os conteúdos estavam lá, mas com uma abordagem diferente. Já esperávamos uma mudança devido à troca de consórcio, mas não dessa maneira. Foi uma surpresa para o aluno, e imagino que deve ter causado um estranhamento nos estudantes— afirmou Tainá Rodrigues, professora de Química do Colégio Pensi.

O Enem deste ano trouxe diversas mudanças. Uma delas, foi a realização da prova em dois domingos consecutivos. Antes, a avaliação era feita somente em um fim de semana. Além disso, o Ministério da Educação também disponibilizou aos alunos com deficiência auditiva a oportunidade de realizar a prova por meio de vídeo feito na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A edição de 2017 também foi cercada de polêmicas principalmente no que diz respeito à Redação. Nas vésperas da prova a Justiça resolveu suspender o critério que anula a redação em caso de violação dos Direitos Humanos. O MEC chegou a recorrer, mas acabou perdendo e, neste ano, não irar zerar textos que desrespeitem os Direitos Humanos.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.