Feijó 24 horas

A verdade dos fatos

Ministério da Saúde realiza nesta sexta-feira (16), uma reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde(Opas) para definir da saída dos médicos cubanos e entrada dos profissionais brasileiros que serão selecionados por edital para o programa Mais Médicos.

De acordo com o site do MS, será finalizada a proposta de edital para selecionar profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos.

“No início a da próxima semana, será dada coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre o edital de seleção e chamada para inscrições”, diz a nota do site.

A seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção.

Atualmente, o Mais Médicos possui 18.240 vagas, sendo que as 8.332 vagas foram preenchidas por cubanos. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, cerca de 1.600 vagas estão disponíveis no momento.

O ministério informou ainda que outras medidas irão ser implantadas para ampliar a participação de brasileiros, como a negociação com os formados por meio do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). O órgão vai discutir com a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro sobre a necessidade de adotar essas ações. Com informações do Ministério da Saúde.