Palestras sobre depressão marcam Dia Mundial da Saúde em Feijó

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (SEMCIS) promoveu pela manhã, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) palestras de conscientização sobre depressão. O evento contou com a presença do Prefeito de Feijó Kiefer Roberto, Secretário Municipal de Saúde, René Sales e da Secretária de Ação Social Roseane Felício (Rose)

O tema da data para este ano é “Let’s talk” (vamos conversar) e tem como abordagem a depressão, transtorno mental que atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). As palestras foram ministradas pelo psicólogo Deivid para sensibilizar e informar sobre a doença.

De acordo com o palestrante, o principal sintoma da depressão é a tristeza. “Além disso, apatia, dificuldade de realizar as tarefas do dia a dia, baixa autoestima, introspecção e isolamento também são indícios de que a pessoa pode estar depressiva”, explicou Deivid.

Ainda segundo o psicólogo, há um grande preconceito em relação aos transtornos mentais. “Muitos tratam como frescura, preguiça, falta de Deus, e não entendem que a depressão é, sim, uma doença crônica que necessita de tratamento no longo prazo”, concluiu.

A depressão é a causa de 850 mil suicídios em todo o mundo. Segundo a OMS, 75% das pessoas diagnosticadas com a doença não recebem tratamento adequado. Além das palestras, foram realizadas consultas médicas e distribuição de medicamentos no local.