Frente fria chega ao Acre nesta sexta-feira, dia 9

Publicado em 08 de junho de 2017 às 19h:07

Por Mário Célio

Temperatura começa a cair, em Rio Branco, no começo da noite desta sexta-feira para sábado. A frente fria que antecede o frio, chega à capital do Acre no final da tarde, por volta das 18 horas desta sexta-feira, podendo antecipar ou atrasar em 2 horas. Assim, entre 16 horas e 20 horas desta sexta-feira, dia 9 de junho de 2017, os ventos intensos, com rajadas que podem passar de 60km/h, invadem bruscamente a capital acreana.

Cerca de 3 horas antes de chegar a Rio Branco, tais ventos da frente fria estarão chegando às regiões de Brasileia e Plácido de Castro. Em Rondônia, nas cidades de Costa Marques e Vilhena, a frente fria chega por volta das 12 horas. Já, em Porto Velho, a frente fria chega fraca cerca de 5 horas após ter atingido Rio Branco, enquanto que, na cidade acreana de Cruzeiro do Sul, 20 horas depois da capital do estado. Assim, ao vale do Juruá, os ventos da friagem chegam no começo da manhã de sábado, dia 10.

A poderosa massa de ar polar, que avança na direção do Brasil, é muito forte e declina acentuadamente a temperatura apenas no centro-sul do país.

Na Amazônia Ocidental haverá recorde de frio deste ano, sim, mas a temperatura não terá declínio acentuado. No Acre, por exemplo, a menor temperatura, ao amanhecer de domingo, não deverá ficar abaixo de 14ºC. É conveniente lembrar, que no dia 28 de abril deste ano, quando chegou a primeira onda de frio do ano, as menores temperaturas registradas no estado foram 16,3ºC, em Rio Branco, e 16,1ºC, em Brasileia e em Epitaciolândia.

No próximo sábado, dia 10, o frio será sentido mais intensamente pela população não tanto por causa da queda real da temperatura, mas devido aos fortes ventos que estarão soprando durante todo o dia, cuja temperatura máxima deverá ficar abaixo de 19ºC, no leste e no sul do estado, com tempo fechado e chuvas leves, do tipo garoa, a qualquer momento. No centro do estado e no vale do Juruá, o sábado também será fechado, mas com menos frio e vento, porém com chuvas mais intensas.

As menores temperaturas, ao amanhecer de domingo e, possivelmente, também de segunda-feira, estarão oscilando, aproximadamente, assim:

– Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, entre 14 e 16ºC;
– Cruzeiro do Sul, no Acre, e Eirunepé, no Amazonas, entre 17 e 19ºC;
– Boca do Acre, no Amazonas, entre 15 e 17ºC;

Resumindo, o frio mais intenso, desta vez, ocorrerá no leste e sul do Acre.

ALERTA PARA O PERIGO DE FORTES TEMPORAIS
O Tempo Aqui volta a alertar para o perigo de fortes temporais.

Nesta sexta-feira, dia 9 de junho, as condições atmosféricas estarão extremamente favoráveis à ocorrência de fortes temporais no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, no norte da Bolívia e no sudeste do Peru.

Nas outras áreas destes estados e países também poderão ocorrer temporais, mas a probabilidade é menor. Deverão ocorrer, em vários pontos, chuvas fortes e volumosas, ventos perigosos, intensas descargas elétricas – os raios – e eventual queda de granizo.

O perigo maior está nos ventos que atingirão o leste e o sul do Acre e o norte da Bolívia, durante a tarde de sexta-feira ou na noite de virada para o sábado. Nossas estimativas é de que as rajadas poderão passar de 60km/h, não se descartando a possibilidade de atingirem 80km/h ou mais, principalmente nos pontos mais elevados da região. Com essa velocidade, tais ventos têm poder de causar sérios danos às edificações e derrubar ár

COMPARTILHAR