Presidente Michel Temer anuncia criação de Ministério da Segurança Pública

O presidente Michel Temer (MDB) anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro no último sábado (17), onde o presidente está reunido com autoridades para discutir a intervenção federal na área de segurança pública.

O novo ministério faz parte de um conjunto de medidas para o combate à violência no país. A proposta é que as polícias Federal e Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública fiquem vinculados ao Ministério da Segurança Pública.

Reunião do presidente com autoridades tratou do combate à violência no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

Atualmente, esses órgãos estão vinculados ao Ministério da Justiça, que manterá o desenvolvimento de políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, além de temas relacionados a estrangeiros e refugiados, combate a cartéis econômicos e defesa do consumidor.

A proposta do novo ministério está em discussão no governo federal desde novembro do ano passado, e ganhou força com o agravamento da violência urbana – especialmente no Rio de Janeiro. O texto da medida provisória já estaria pronto, apenas passando por alguns ajustes.

O nome do ministro ainda não foi anunciado, mas nos bastidores, José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, é o mais cotado.

Com informações do Jornal Estado de Minas