Trabalho infantil é tema de palestra para estudantes de Feijó/AC

O juiz do Trabalho titular da Vara do Trabalho de Feijó (AC), Celso Antonio Botão Carvalho Júnior, ministrou nesta quinta-feira (17) palestra intitulada “Trabalho Infantil: Você já parou para pensar sobre esse assunto?” para cerca de 120 alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Gurgel Rabelo, em Feijó. A ação faz parte do programa de responsabilidade socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), “Justiça do Trabalho Vai à Escola”.

O magistrado destacou que o trabalho infantil ainda é uma realidade no Brasil, com aproximadamente 2,6 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhando no território nacional, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada em 2015.

Neste cenário, o Acre ocupa a oitava maior taxa de ocupação de crianças e adolescentes com idades que vão de 5 a 17 anos, sendo que o município de Feijó está entre as cidades acrianas que revelam maior ocorrência de trabalho infantil, segundo a coordenadoria do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Acre (Peti/AC).

“Diante dessa realidade, todas as ações de iniciativas dos Poderes Públicos para conscientizar a população são válidas e necessárias para contribuir para a erradicação do trabalho infantil no Brasil”, destacou o magistrado.

Ainda durante a palestra o juiz explicou aos alunos o que é trabalho infantil, os tipos e consequências, além de apresentar dados estatísticos que incentivam todos a ajudarem na luta contra esse mal na cidade de Feijó.